Porquê Portugal ? Porquê O Algarve?
O Algarve.(Al- Gharb - em Arabe que significa - "A terra a Oeste")
O Algarve é o melhor local pois está acessível a toda a Europa, tem ligações para todo o mundo, e as pessoas cá sabem receber os turistas com carinho e com qualidade.
A Excelência do Algarve prende-se com as aguas limpas e com qualidade bacteriológica excelente. Não temos animais marinhos perigosos , as temperaturas são amenas e o Algarve é um destino seguro (dos mais seguros no mundo ) a nível de criminalidade. A natação de aguas abertas é excelente, pois as nossas costas são calmas, com pouca ondulação e eu sabemos prever o mar tempo com muita certeza, pois as nossas baías protegem do Atlântico, mas mantêm as suas qualidades e quantidades na vida marinha.
O Algarve tem ainda uma gastronomia excelente, diferente do resto de Portugal e onde se destacam ingredientes premium com a frescura dos peixes e legumes na primeira linha. A nossa cultura alimentar assenta no azeite e nos seus hábitos mediterrâneos, saudáveis e saborosos.
Quando estamos a chegar ao Algarve é possível cheirar as plantas, ver as cores e apreciar as paisagens naturais.
quando entramos na agua que no inverno chega aos 15 graus de mínimo e a 24 no verão somos brindados com uma paisagem de verdes esmeralda, ora mais escuros , ora menos escuros , dependendo da altura do ano.
No Algarve gosto de referir 3 zonas -
O Sotavento ( a Este de Albufeira ), o Barlavento a Oeste e a zona da costa Vicentina entre Sagres e Odeceixe.
A Este, no Sotavento, temos longas praias de areia dourada, marcadas pelas extensas planícies da zona de Faro a até Espanha. A zona que vai de Albufeira até Sagres com falésias areníticas e calcárias e a norte de sagres onde nós cá chamamos de Costa Norte , ou simplesmente costa Vicentina.
A Costa do Barlavento é a que tem mais interesse e apresenta em 90% dos dias do Ano condições ideais de possibilidade de nadar ao ar livre e aproveitar as temperaturas amenas do mar. Com uma geologia fantástica ,podemos encontrar desde depósitos de conchas fossilizadas em falésias de 5 a 25m de altura e até pegadas de dinossauro.
O fundo marinho é agradável e conta com polvos, chocos lulas , sargos e douradas, vemos também robalos e tainhas (liças como se diz no Algarve) , mas aqui reina o sardinha, e podemos vê-las em cardumes enormes mesmo junto á costa em alguns locais . A temperatura da agua não é menos de 15 graus, e não ultrapassa os 25 no verão. (obviamente que há excepções)
A costa vicentina está dentro do parque natural da costa vicentina e do SW alentejano e conta assim com bastantes restrições quanto á construção , e á conservação da natureza, sendo que no mar também temos algumas restrições com a captura de algumas espécies, e ou com a quantidade de animais ou Algas que se podem apanhar no mar.
nesta zona entre sagres e Odeceixe, o único problema parece ser a quantidade de ondas , pois em 80% dos dias fica difícil por causa da ondulação. Neste local o Surf é o rei , mas quando as pranchas não têm ondas o que vemos na agua é terrivelmente fantástico. (este é o meu local preferido , sem duvida. )
No Algarve, as minhas rotas preferidas, são a zona de Carvoeiro e Benagil pelas falésias e grutas. A zona de Portimão e Lagos tem a maior facilidade de vermos peixinhos e animais simpáticos, sempre protegidos do mar pois são duas baías enormes.
Agora vem a minha paixão - A Zona de Sagres, com as suas falésias e natureza selvagem, e uma agua de um profundo verde esmeralda . Até Odeceixe, vemos escarpas de até 70m acima do mar, entre xistos e arenitos vermelhos, da cor do castelo de Silves. Outras são quase negras, pois o quartzo foi retirado pelo mar e pelo vento. Com praias de areias branca e uma quantidade de vida marinha deslumbrante. Aqui o Sargo é o rei, e está ligado de forma inigualável á economia local as gentes locais adoram os percebes e a natureza ainda ganha ao ser humano. Estar nesta agua, faz sentir especial, e dá vontade de sentir o mundo de outra forma. Mais calma, mais simples e mais pura.
Para nadar no Algarve temos de ter em atenção ás zonas aconselhadas pontos de saída e de entrada como vai estar a maré no momento de saída e de entrada, pois há locais com barcos e trafego marinho. Temos de saber ler as marés e ainda que a internet e todas as Apps nos mostrem quando está mesmo bom. É nos dias em não esperamos que podemos ter um problema. Ler as informações "meteo" é importante, mas saber quando o SE ou o SW vão ajudar o complicar a nossa natação, com o conhecimento acumulado de muitas gerações , parece ser mais importante . Além de saber nadar , como é obvio. HIHIHIHIHH.
Sagres, Portimão and Alvor, Lagos , Salema e Zavial. (the best spots)
Comentários
Enviar um comentário